Socorro! Glúten na escola

Seu filho está prestes a ir para a escola pela primeira vez e você precisa deixa lo bem longe do glúten. Logicamente que com muitas crianças juntas, tem glúten na escola e nesse momento você fica assustada. Socorro! glúten na escola.

O início da vida escolar é marcado por mudanças significativas na vida das crianças, nesse momento de transição é importante que todos cooperem para o sucesso do processo.
Para a maioria das crianças e para seus pais pode ser tranquilo a ida a escola, porém para crianças celíacas e seus pais a ida a escola pode ser marcada medos e por desafios.
Manter os cuidados com a criança celíaca quando ela esta longe pode ser assustador.

A ida de uma criança para a escola pela primeira vez pode ser uma transição difícil para qualquer pessoa (pai ou filho pela primeira vez), mas quando a criança tem doença celíaca e deve estar sem glúten na escola, é significativamente mais complicado. Os pais podem controlar o ambiente em casa para garantir que seus filhos não sejam expostos ao glúten, mas isso é muito mais difícil de fazer quando estão na escola. Isso é especialmente verdadeiro porque as escolas geralmente não entendem o que é a doença celíaca, nem mesmo as crianças em idade pré-escolar.

Mas você não precisa se desesperar, existem várias coisas que podem ser feitas por você para ajudar nesse processo.

A primeira coisa que você precisa saber é que professores, diretores e cozinheiros, provavelmente não tem metade do conhecimento que você tem, portanto é seu papel educa los.

A seguir vou deixar algumas instruções que certamente irão te ajudar a deixar seu filho(a) longe do glúten na escola.

  • Ensine o professor sobre a Doença celíaca

Provavelmente o professor ou cuidador não tem informação suficiente a respeito da doença celíaca, então é seu dever ensinar sobre a doença para eles. No final desse artigo vou deixar um e-book que pode ser impresso que você pode levar para a escola afim de instruir professores, cuidadores e responsáveis pela cantina da escola a respeito da doença celíaca e cuidados.

O único Guia exclusivo de receitas e cuidados para crianças celíacas
  • Ensine sobre contaminação cruzada

A maioria das pessoas que não tem doença celíaca acredita que o glúten só está presente na farinha de trigo, mas você evidentemente sabe que isso não é uma verdade.

Explique sobre contaminação cruzada, fale sobre os riscos. No final desse artigo, vou deixar de presente para você uma carta que você pode editar como quiser e levar a escola, afim de explicar tudo que professores e cuidadores precisam saber sobre a glúten na escola.

  • Diálogo frequente

Quando você tem um filho na escola é importante estar sempre presente na escola. Porém quando você tem um filho celíaco na escola essa importância é naturalmente maior.

Você precisa estar em constante comunicação com a professora, além de participar do máximo de atividades que puder afim de verificar se está realmente tudo em ordem.

  • Trocas são explicitamente proibidas

Na escola é comum que as crianças levem seu lanche, mas se interessem pelo lanche do colega e acabam fazendo trocas. É de extrema importância que você instrua seu filho a nunca realizar trocas nem aceitar merenda de outra criança ( mesmo que seja fruta, pois contaminação cruzada é prejudicial também).

  • Mesas e locais de refeições

Pode ser uma situação chata, conversar com a professora sobre a higiene da mesas, mas indubitavelmente para a criança celíaca a limpeza correta da mesa faz toda a diferença.

Ensine sobre a tripla lavagem: A pessoa responsável pela limpeza das mesas deve agir da seguinte forma:
Usar uma esponja com produto de limpeza ( detergente ou veja) para tirar o grosso ( sujeira visível)
Passar posteriormente uma mistura de vinagre e sal de cozinha ( 100 ml de vinagre e 1/ 2 colher (chá) de sal)
E uma ultima limpeza com álcool 70%.

  • Cuidado com as migalhas

Outro cuidado importante é a proximidade das crianças. Certifique se que a criança celíaca não fique próxima a crianças que estão ingerindo glúten pois corre o risco de ter contaminação por causa de farelos e migalhas que podem acidentalmente cair em seu lanche.

  • Refeitórios e cantinas

No caso de escolas que tenham refeitórios ou cantinas os pais devem pedir previamente o cardápio do que é vendido ou disponibilizado aos alunos para posteriormente informarem a pessoa responsável pela cantina ou refeitório o que a criança poderá comprar ou consumir da lista. Fique tento com a contaminação cruzada.

  • Atividades com comida

Muitas escolas oferecem como atividade curricular aulas de culinária, se esse for o caso da sua escola, certifique se de criar um ambiente seguro para o aluno celíaco a cozinha nem sempre é um ambiente seguro para um celíaco, principalmente se tiver preparo de produtos com glúten.
A criança celíaca não deve ser excluída da aula, mas adequações precisam ser feitas para sua inserção nas atividades.

  • Festas e eventos

Sempre que tiver uma festa, ou um evento que envolva comida, onde a escola forneça os alimentos ou no caso de festas particulares onde os pais levam comida para para comemorar aniversários na escola por exemplo, os pais do aluno celíaco deve ser
avisado com no mínimo 5 dias de antecedência para que possam se programar e preparar algo sem glúten para a criança celíaca levar a escola e participar junto aos outros colegas.
É importante avisar os pais das demais crianças sobre a importância do aviso sobre o conteúdo dos lanches, caso levem algo para a criança é necessário que todos os cuidados para evitar a contaminação cruzada sejam tomados, ou o aluno celíaco não poderá consumir o alimento.

  • Atividades escolares

Uma das atividades que as crianças adoram fazer na escola e em casa é brincar com massinha de modelar, porém a massinha mais famosa que existe no mercado tem glúten em sua composição.
Existem opções sem glúten no mercado, geralmente as mais macias são as que contém glúten.
Procure por massinhas seguras e instrua os demais alunos a também usarem massinhas seguras.

  • Desenvolvendo a empatia

É muito importante que as demais crianças entendam a importância dos cuidados que devem ter para que o colega não tenha problemas com a contaminação com o glúten.
Aos poucos elas aprendem e se acostumam com os cuidados e com a rotina e acaba sendo algo natural para eles. Então ajude e ensine os demais alunos a cuidarem do ambiente para a segurança do colega.

  • Regra de ouro

Ensine para o professor a regra de ouro sobre a doença celíaca: Na duvida, não arrisque! Essa é a regra primordial para cuidar da saúde de uma criança celíaca, se você tiver qualquer duvida sobre procedência, contaminação cruzada, não arrisque.

PRESENTE ESPECIAL- eBook Criança celíaca na escola

Um livro digital que pode ser impresso e levado a escola para instruir professores e cuidadores com todas as informações necessárias sobre doença celíaca e cuidados importantes com a criança celíaca.

Para garantir o seu preencha o formulário e coloque no assunto: EBOOK SEM GLÚTEN NA ESCOLA, que enviaremos o ebook Guia da criança celíaca na escola para você, totalmente grátis.