Síndrome do intestino irritável

O que é síndrome do intestino irritável?

A síndrome do intestino irritável é uma doença crônica do intestino delgado e grosso é um grupo de sintomas que ocorrem juntos, incluindo dores repetidas no abdômen e alterações nos movimentos intestinais, que podem ser diarreia, prisão de ventre ou ambos. Pessoas com a síndrome do intestino irritável, tem esses sintomas sem quaisquer sinais visíveis de danos ou doenças em seu trato digestivo nos exames que realizam.

Pessoas com síndrome do intestino irritável têm problemas de digestão, embora todos os exames e testes mostrem que o corpo está saudável.

As vezes a Síndrome do intestino irritável é confundida com a doença inflamatória intestinal (IBD) que é um termo coletivo para várias doenças inflamatórias do intestino, porém elas são doenças distintas.

Síndrome do intestino irritável

Sintomas da Síndrome do intestino irritável

Os sintomas mais comuns da síndrome do intestino irritável (SII) são dor no abdome, geralmente relacionada aos movimentos intestinais, e alterações nos movimentos intestinais. Essas alterações podem ser diarreia, prisão de ventre ou ambos, dependendo do tipo de SII que você tem.

A atividade motora intestinal, também conhecida como peristaltismo, é a contração e relaxamento alternados dos músculos intestinais, permitindo que o alimento se mova do estômago para o final do intestino grosso. Esse processo ocorre inconscientemente e está sujeito a um estrito controle nervoso e hormonal. Na síndrome do intestino irritável, o peristaltismo é perturbado, que se manifesta por diarreia (com peristálticos muito rápidos) ou prisão de ventre(com peristálticos retardados).

Síndrome do intestino irritável sintomas

Causa da síndrome do intestino irritável

A causa da síndrome do intestino irritável não é totalmente compreendida. Os fatores mais importantes que desempenham um papel no desenvolvimento desta doença incluem:

  • função motora prejudicada dos intestinos,
  • hipersensibilidade visceral,
  • distúrbios no eixo cerebral e intestinal,
  • histórico de diarreia infecciosa

Diagnostico da Síndrome do intestino irritável

Para diagnosticar a síndrome do intestino irritável (SII), os médicos revisam seus sintomas e seu histórico médico e familiar e realizam um exame físico. Seu médico irá procurar um determinado padrão em seus sintomas. Em alguns casos, os médicos podem solicitar exames para descartar outros problemas de saúde.

A condição para o diagnóstico da síndrome é a persistência dos sintomas por pelo menos 3 meses. As dores abdominais variam em intensidade e localização, embora sejam mais comuns no abdome inferior. Eles são acompanhados por diarreia ou prisão de ventre, ou diarreia alternada com prisão de ventre. Em geral, evacuar proporciona alívio da dor.

O que fazer em caso de sintomas?

Dor abdominal e alterações nos hábitos intestinais podem ser sintomas de doenças digestivas graves, incluindo câncer do sistema digestivo. Portanto, a ocorrência e persistência de tais sintomas requer a consulta de um médico que avaliará se há risco de outras doenças além da síndrome do intestino irritável. Sintomas (conhecidos como alarmantes) como disfagia, vômitos repetidos, perda de peso, sangramento gastrointestinal e anemia indicam um risco aumentado de doenças orgânicas, especialmente se afetam pessoas com mais de 40 anos de idade. Se esses sintomas ocorrerem, o médico prescreverá testes de diagnóstico apropriados.

Tratamento

Os médicos podem tratar a síndrome do intestino irritável (SII), recomendando mudanças na sua alimentação e outras mudanças no estilo de vida, medicamentos, probióticos e terapias de saúde mental. Pode ser necessário tentar alguns tratamentos para ver o que funciona melhor para você. O médico pode ajudá-lo a encontrar o plano de tratamento correto.

dieta sindrome do intestino irritável

Seu médico pode recomendar mudanças em sua dieta para ajudar a tratar os sintomas da síndrome do intestino irritável. As mudanças podem incluir comer mais fibras, evitar o glúten ou seguir uma dieta especial chamada dieta com baixo teor de FODMAP. Diferentes mudanças podem ajudar diferentes pessoas com a síndrome do intestino irritável.

receitas sem glúten