Enxaqueca e intolerância a lactose
O que é a intolerância a lactose
A lactase, uma enzima produzida no intestino delgado, desempenha um papel importante na digestão dos laticínios. Quando seu corpo produz muito pouco lactase, você pode sentir grande desconforto após consumir laticínios. A lactose não é decomposta corretamente, por isso pode interagir com as bactérias do cólon. Os efeitos gastrointestinais comuns incluem cólicas abdominais, gases, diarreia, distensão abdominal e náuseas. Esses sintomas podem ocorrer 30 minutos a duas horas após o consumo de lactose. O intolerante pode ter ainda diarreia, em alguns episódios constipação e algumas pessoas relatam enxaqueca.
O que causa
Alguns fatores internos e externos podem causar enxaqueca, e a intolerância alimentar também pode ser um fator importante. Frequentemente confundida com alergias alimentares, a intolerância está relacionada à incapacidade do sistema digestivo de processar certos ingredientes alimentares. A enxaqueca, em particular, pode ser desencadeada por produtos lácteos. A contração e a dilatação dos vasos sanguíneos do cérebro causam os sintomas associados a essas fortes dores de cabeça. Os vasos construtivos causam fraqueza corporal, dormência e problemas de visão. Quando os vasos aumentam mais tarde, você desenvolve dores de cabeça. A enxaqueca pode afetar um ou ambos os lados da cabeça e durar dias.
Como tratar
Você pode pensar que basta tomar algum remédio e a dor causada pela enxaqueca diminui ou desaparece, mas se você olhar a bula dos remédios para dor de cabeça e enxaqueca, a imensa maioria possui lactose em sua composição, ou seja: se sua enxaqueca é causada pela lactose e você toma um remédio que tem lactose na composição, você terá um alívio temporário e logo sofrerá novamente com a enxaqueca.
É importante você identificar as reais causas da enxaqueca, perceber se sua enxaqueca tem realmente ligação com o consumo de lactose ou se tem outros fatores contribuindo com o surgimento da enxaqueca.