Dores nas articulações e Glúten
Muitas pessoas portadoras da doença celíaca e intolerantes ao glúten relatam que ao serem expostos ao glúten por ingestão intencional ou voluntária sentem dores nas articulações e também apresentam crises de artrite e artrite reumatoide.
A artrite pode ser causada por uma reação alérgica do corpo a certas substâncias dos alimentos. Mudar a dieta alimentar pode ser uma forma eficaz de combater o processo inflamatório da artrite e reduzir seu impacto no organismo e, em alguns casos, pode interromper a progressão da doença.
A artrite está frequentemente associada a doenças inflamatórias intestinais. O mecanismo da alergia alimentar vincula a função do trato gastrointestinal atípico com efeitos imunológicos no tecido conjuntivo. Em todas as pessoas com artrite, o funcionamento normal do trato gastrointestinal deve ser estritamente regulado por meio de uma dieta adaptada.
A artrite alérgica simples é um tipo específico desta doença que muitas vezes nem é reconhecida como uma alergia alimentar. Normalmente, um inchaço agudo, agudo e doloroso se desenvolve de forma assimétrica em uma ou mais articulações. Comer alimentos, sejam alimentos atípicos pela primeira vez ou, às vezes, alimentos regulares ingeridos em excesso, geralmente leva à inflamação das articulações. Esses sintomas geralmente são semelhantes e costumam ser confundidos com gota. Qualquer alimento pode causar artrite alérgica. Alimentos básicos como leite, ovos e cereais (centeio, aveia, cevada), café, carne bovina, suína e suplementos dietéticos são os principais desencadeadores.
Apesar do crescente interesse em alergias alimentares e da crença de inúmeras pessoas com doenças nas articulações de que certos alimentos exacerbam seus sintomas, relativamente pouca atenção científica tem sido dada a essa relação. Os distúrbios intestinais são comumente encontrados nas doenças reumáticas. O suporte para a origem intestinal dos antígenos se origina no estudo de pacientes cujos sintomas melhoraram depois que pararam de tomar certos antígenos dietéticos e pioraram com o uso continuado. Esses estudos incluem pacientes com sintomas recorrentes, recorrentes e mais crônicos da doença.
Em outro estudo, 33 de 45 pacientes com artrite reumatoide melhoraram significativamente sua saúde com uma dieta hipoalérgica. Os autores concluíram: Um número crescente de estudos científicos sugere que a intervenção dietética pode ajudar pelo menos alguns pacientes, e talvez a maior necessidade neste momento seja uma pesquisa mais detalhada e bem planejada para que o viés seja adiado. À parte e o papel da dieta, como uma terapia terapêutica adicional especial ou mesmo não especial, pode ser definida nele. Infelizmente, laticínios, cereais e grãos, aveia, cevada e centeio provaram ser um grande problema na dieta desses pacientes. Existem muitas razões possíveis para que os grãos alimentares se tornem patogênicos. Mecanismos de hipersensibilidade causados por proteínas de cereais, denominadas coletivamente de glúten, parecem ser a causa da doença associada à ingestão de grãos alimentares. O mecanismo do glúten do trigo foi estudado em pacientes com artrite reumatoide. Pesquisas clínicas mostram que a ingestão de trigo é acompanhada por um aumento do inchaço e da dor nas articulações por várias horas.
Entender como o glúten atua no organismo e como prejudica seu corpo pode ser a chave para solucionar não só a artrite e as dores nas articulações, mas também pode ajudar em varias outras condições de saúde que você pode ter e nem sabe que é causada pelo glúten. Eu levei muito tempo ate entender que meus problemas de saúde eram causados pelo glúten e que só a retirada total dele da minha alimentação me daria a qualidade de vida que eu tanto queria. Se você também esta passando por esse tipo de problema, experimente você também uma dieta totalmente livre de glúten e sinta a diferença.
O processo de cura após a retirada do glúten é um pouco demorado e varia de pessoa para pessoa, as dores nas articulações sumiram em menos de um mês apos a retirada do glúten, já os outros sintomas demoraram um pouco mais, cerca de 2 meses, porém vale a pena o esforço.
Sem a presença do glúten as dores nas articulações somem.