Dieta sem glúten, Moda ou necessidade?
É obvio que quem sofre de doença celíaca precisa seguir rigorosamente uma dieta sem glúten.
A doença celíaca é uma inflamação crônica do revestimento do intestino delgado. Ocorre devido a hipersensibilidade aos componentes do glúten. Por conta disso ocorre uma inflamação no intestino ,e os nutrientes são mal absorvidos e isso leva a sintomas de deficiência.
Sabemos que pessoas com doença celíaca se beneficiam da dieta sem glúten, porém muitas pessoas estão aderindo a alimentação sem glúten por modismos, ou por causa de outras condições de saúde. Mas afinal a Dieta sem glúten, é moda ou necessidade?
Alguns benefícios da dieta sem glúten para celíacos e intolerantes ao glúten:
- Melhora condicionamento físico
- Nutrientes voltam a ser absorvidos pelo corpo
- vilosidades do intestino se regeneram
- Níveis de anticorpos voltam ao normal
- Aumenta sensação de bem estar
- Estufamento desaparecem
- Diminuição dos gases
Esses efeitos podem ser percebidos não só para celíacos mas para todas as pessoas que experimentam uma dieta sem glúten.
Especialmente para alguns grupos de pessoas com doenças auto imunes a dieta sem glúten tem produzido um excelente resultado.
Não há ainda dados científicos que uma dieta sem glúten pode ser útil na prevenção de doenças auto-imunes, mas os pesquisadores acreditam que os pacientes com doença de Hashimoto devem ser testados para a doença celíaca. Nessa doença da tireoide, a dieta é importante, pois é necessário a prevenção da deficiência de iodo, selênio e vitamina D.
Na Síndrome do intestino irritável a dieta sem glúten também produz bons resultados, juntamente co a eliminação na dieta do oligo-, di- e monossacarídeos e polióis fermentáveis. (FODMAPs). Essas substâncias são consideradas co-responsáveis, juntamente com fatores de ordem emocional, pela ocorrência de sintomas incômodos.
Quando se trata de doenças neurológicas, sendo o autismo a mais citada, os resultados das publicações científicas são inconclusivos e mais pesquisas são necessárias. Continuando com o tema das doenças cerebrais, vale a pena mencionar a ataxia induzida pelo glúten. Nessa doença, os pesquisadores argumentam que, apesar da ausência de sintomas intestinais, uma dieta sem glúten tem efeitos positivos.
E quanto às pessoas que não tem doença celíaca, intolerância ao glúten e nem alguma outra condição que exija a retirada do glúten da alimentação?
O Dr William Davis, cardiologista americano, em seu best-seller “ Barriga de trigo” afirma que banir o trigo e outros carboidratos da alimentação ajudaria não só a perder peso e reduzir gordura localizada mas também eliminaria muitos problemas de saúde. De acordo com o Dr Davis o trigo é responsável por diversas doenças graves e condições de saúde: diabetes, doenças cardiovasculares, nos rins, edemas nas pernas, dores nas articulações, doenças hepáticas doenças autoimunes e diversos tipos de câncer.
Ele associa ainda o consumo de trigo com agravante para autismo, Alzheimer, esquizofrenia e outras.
Ainda de acordo com o Dr William Davis o consumo do trigo causa, cansaço, mudanças de humor, déficit de atenção.
A retirada do trigo contribuiria também para a melhora no aspecto do cabelo e também da pele, diminuindo caspa, e té a acne.
O livro barriga de trigo ainda sugere que, refluxo, síndrome do intestino irritável e outras desordens gastrointestinais incluindo problemas no intestino podem ter melhora após a retirada do glúten da dieta.
De acordo com o conteúdo desse livro, a dieta livre de glúten pode beneficiar sim todas as pessoas, incluindo aquelas que não tem doença celíaca ou intolerância ao glúten.
E porque o pão que sempre comemos hoje nos faz mal?
O Dr Davis afirma que o trigo consumido hoje em dia, não é o mesmo de antigamente isso porque o trigo atual foi modificado geneticamente em laboratório afim de ser mais resistente a pragas, fungos e condições climáticas adversas. Essa modificação causou uma restruturação na proteína do trigo, o glúten. E por esse motivo que o glúten hoje faz tanto mal a saúde e retira lo da alimentação trás inúmeros benefícios.