Dieta FODMAPs

A dieta FODMAP consiste em uma alimentação com baixo teor de FODMAPs.

FODMAPs é o termo geral para denominar açúcares que por não serem facilmente digeridos e/ou absorvidos pelo intestino delgado acabam fermentando no intestino causando uma série de problemas.

Se formos analisar a sigla FODMAPs teremos:

  • Fermentáveis – Carboidratos
  • Oligossacarídeos – Frutanos, compostos orgânicos, classificados como açúcares-álcoois, polímeros da Frutose sintetizados a partir da Sacarose, aqui se inclui dereais como trigo e centeio. Leguminosas como brócolis, beterraba, cebola e alho. Galactooligossacarídeos são oligossacarídeo compostos em maior quantidade por moléculas de galactose contendo uma glicose terminal. É um elemento natural presente no leite materno e em alguns vegetais como lentilhas, grão de bico, feijão, ervilha, soja.
  • Dissacarídeos – são cadeias orgânicas constituídas por duas unidades de monossacarídeos unidos por uma ligação glicosídica, a Lactose conhecida popularmente como açúcar do leite é um desses dissacarídeos. Nesse grupo entre leites de origem animal e seus derivados ( queijos, iogurtes …)
  • Monossacarídeos – Frutose, também conhecida como açúcar das frutas. Podemos citar as maças melancia, pera,manga…)

And (e)

  • Poliois – também chamados de poliálcoois ou álcool de açúcar, são carboidratos que têm sido utilizados como substitutos da sacarose. Entre esses estão: Sorbitol, manitol, xilitol etc. Também podem ser encontrados no pêssego, ameixa, abacate, couve-flor e cogumelos.

Para quem é indicada a dieta FODMAPs

A dieta FODMAPs é indicada para pessaos com Síndrome do intestino irritável e para aquelas pessoas que mesmo tirando o glúten e a lactose da alimentação continuam experimentando desconfortos abdominais.

Os alimentos com alto teor de FODMAPs que não são absorvidos vão para o intestino grosso e as bacterias intestinais os fermentam isso então resulta em gases que ao permanecer no sistema digestivo causa inchaço e dores abdominais.

tabela dieta FODMAPs
Tabela dieta FODMAPs

Além dos alimentos listados na tabela como permitidos você pode ainda incluir: tomates, cenouras, rabanetes, salsa, pitaya, mamão.

Como fazer a dieta FODMAPs

Para iniciar a dieta é importante que você entenda que uma alimentação com baixo teor em FODMAPs, não quer dizer uma alimentação com zero FODMAPs.

A dieta FODMAPs serve exatamente para você perceber quais alimentos fazem mal ao seu organismo e assim posteriormente você vai retira lo.

A dieta FODMAPs é dividida em 3 etapas

  • Etapa de restrição

Nessa etapa todos os alimentos que contêm FODMAPs são proibidos, esse periodo pode ser de 2 ou semanas, não ultrapassando 4 semanas.

Mantenha um diario alimentar e anote tudo que comer e as reações que tiver.

Se você, mesmo após a o periodo de 4 semanas continuar apresentando sintomas da síndrome do intestino irritável ou desconfortos abdominais, você precisa procurar outras razões para seus problemas digestivos, um bom profissional pode lhe ajudar.

Se você perceber que em algum momento nas 4 semanas você obteve melhora, pode tentar novamente a primeira etapa dessa vez com mais cuidado as suas escolhas. No entanto você precisa ficar atenta pois o periodo de restrição total de FODMAPS nãopode ser muito longo pois pode ocorrer deficiencia de nutrientes, vitaminas, minerais. portanto é necessário monitorar esses niveis.

Se você obteve sucesso e percebeu melhoras no seu intestino então você pode passar para a próxima etapa.

Dieta fodmaps
  • Etapa de reintrodução

Nessa etapa você fazer uma alimentação com baixo teor de FODMAPs porém vai iniciar uma reintrodução gradual dos 5 grupos de FODMAPS, um de cada vez, sempre observando as reações e anotando o que é ingerido e as reações que ocorreram.

Você deve testar cada grupo de alimento isoladamente. Por exemplo: no primeiro dia você pode tomar 1/2 copo de leite e observar se teve reação, não apresentando nenhuma reação, no próximo dia você toma 1 copo de leite e observa se ocorreu alguma reação.

Você deve testar todos os grupos, um de cada vez. Para ficar mais fácil de identificar sintomas, introduza um grupo por semana e evidentemente sempre que tiver reação considere se o alimento deve ser tirado de vez da alimentação.

Essa etapa pode durar aproximadamente 6 semanas ou pouco mais, pois sempre que você verificar que um alimento causou desconforto vai ter que parar de consumir e esperar os sintomas passarem para reintroduzir o próximo.

  • Etapa da manutenção

Ainda com uma dieta de baixo teor de FODMAPs ( que não é igual a zero FODMAPs) você agora se chegou até o final já consegue identificar os alimentos que te fazem mal e assim pode evita los.

De posse dessa informação continue com sua dieta equilibrada e sempre observando o valor nutricional do que está ingerindo, uma vez que suas necessidades nutricionais diárias não podem ser negligenciadas.

Se por algum motivo você acha que fez a dieta de forma errada e que os resultados não foram genuínos então você pode esperar um tempo e repetir, sempre lembrando de observar suas necessidades nutricionais.

A dieta FODMAPs pode melhorar consideravelmente os sintomas da síndrome do intestino irritável mas também contribui para o bem estar físico dos adeptos.

Finalmente se você mesmo fazendo tudo certinho, continua apresentando sintomas da síndrome do intestino irritável e desconfortos gastrointestinais procure um médico de confiança para uma melhor investigação.

receitas sem glúten