A cura para o glúten

Fiquei surpresa mas não animada quando na quarta-feira, antes da páscoa uma senhora me informou que havia cura para o glúten. Precisei de força interior para não cair na gargalhada.

Como descobri a cura

Eu estava na fila de uma loja de guloseimas para comprar chocolates para páscoa, como não podia entrar por causa da capacidade física da loja precisei esperar por um longo tempo na fila, para adiantar as coisas pedi ao meu marido olhar na prateleira que estava na porta de frente da loja virada para a rua afim de que ele pudesse ver se os chocolates que estavam expostos ( da promoção) eram sem glúten, meu marido voltou com a informação que não eram livres de glúten.

Foi então que a senhora que esta atrás de mim na fila escutou nossa conversa surpreendentemente tinha a solução dos meus problemas: Ela sabia a cura para o glúten.

Confesso que em todos os meus anos com intolerância alimentar, de todos os absurdos que já ouvi, desde:

” isso é frescura”

“Tira a massa e come só o recheio”

“Você é muito exagerada, relaxa”

Sabe, aquelas que você precisa respirar fundo e contar até 100 para não falar uma bobagem, então…

Essa realmente superou todas.

Não vou mentir, deu muita raiva e também senti vontade de rir, porém preferi tentar explicar que glúten não era uma doença, e sim um conjunto de proteínas presentes no trigo, mas é claro que não adiantaria, afinal ela não deixou nem eu abrir a boca.

Preferi só escutar, ela falou que trabalhou em  uma farmácia de manipulação e lá a farmacêutica tinha um remédio que curava o glúten. A mulher  me explicou onde era a farmácia e com quem eu deveria falar, como ela foi super gentil eu preferi só escutar mesmo. Acontece que ela me pediu meu número de telefone e eu inocente que sou dei… Hoje pela manha me surpreendi ao receber uma mensagem dela as 9 horas da manhã, a senhora da fila foi até a farmácia ver tratamento pra mim, e entrou em contato pelo WhatsApp para me ajudar.

Tadinha fiquei com dó, contudo fiquei de cara também (como tem gente sem noção né!?) mas fiquei com mais pena da farmacêutica que teve que ouvir ela dizer que tinha ido lá pra saber a cura do glúten.

 

Ela me mandou mensagem dizendo que a farmacêutica, tinha dito a ela para que mandasse eu ir lá falar com ela pessoalmente, a moça deve ter ficado bem confusa e como eu preferiu não explicar também. Achei a situação muito chata, mas muito engraçada também, imagina a cara da farmacêutica ouvindo tudo aquilo.

Evidentemente preciso dizer que nunca vi tanta ambiguidade em uma ação, ela conseguiu ser indelicada e ao mesmo tempo ter profunda delicadeza ao tentar me ajudar. Achei invasivo mas fofo.

Estudos existem, porém ainda não foi encontrada a cura para a doença celíaca.

A verdadeira cura

Mas o importante de tudo isso é saber que a única cura para a doença celíaca ou a intolerância ao glúten é a dieta livre de glúten. Somente com a dieta livre de glúten teremos uma vida de qualidade, com saúde e sem desconfortos.

Outro fator de cura importante é a informação, se as pessoas fossem mais abertas a ouvir e mais tardias em falar talvez  a empatia aumentasse. Muitas  pessoas são extremamente indelicadas  e as vezes até cruéis com pessoas com restrição alimentar, achando que é bobagem e fazendo pouco caso.

Então acredito que a verdadeira cura é a dieta livre de glúten e o respeito das pessoas.

Por um mundo com mais empatia e conhecimento.

Ainda estou rindo mas é de nervoso.

E você, qual foi a maior bobagem que você já ouviu por ser intolerante ao glúten ou a lactose?