Contém glúten
Se você é celíaco ou intolerante ao glúten sabe como pode ser difícil a ida ao supermercado. A busca pela informação valiosa: contém glúten.
Talvez qualquer pessoa “normal” pense que é fácil, só olhar no rotulo, tranquilo… Porém vá ao supermercado e procure tal informação nos produtos, é uma verdadeira saga. Só quem realmente tem a necessidade de controlar os ingredientes que ingere sabe o quanto essa tarefa pode ser desgastante.
Se você além de intolerante ao glúten também for é intolerante a lactose também você pode aumentar esse nível de dificuldade.
Você provavelmente já sabe mas vou expressar aqui minha indignação. Eu realmente não entendo porque é tão difícil para as empresas colocarem de uma maneira clara e direta se o produto deles possui ou não glúten. Eles dizem que é para reduzir custos, mas que custo tem colocar estampado na frente: Contém glúten.
Temos que ficar procurando naquelas letras minúsculas. Uma simples tarja com a informação na frente seria suficiente, mas poucas empresas pensam e se importam com isso.
Como se não bastasse essa caça a informação esses dias me deparei com uma situação complicada ao comprar um produto. Peguei uma farinha de mandioca e fui ver se tinha glúten na composição. Foi então que eu descobri duas informações bem confusas: A primeira era que o produto não continha glúten, a segunda era que ele poderia conter trigo.
Bem confuso né!!! Até onde sei ninguém ainda foi capaz de separar o glúten do trigo, então se pode conter trigo logo pode conter glúten. A informação é incorreta e pode levar algumas pessoas ao erro. Sabemos que isso ocorre por causa da contaminação cruzada, mas nesse caso o correto é colocar que tem glúten.
O que ocorre é que as empresas compartilham maquinário para produzirem e embalarem seus produtos e por isso colocam a informação que pode conter trigo, mas essa é uma estratégia no enganosa para encobrir o fato que o produto tem sim glúten por causa da contaminação cruzada.
Essa foi mais uma das marcas que precisei abandonar em busca de uma saúde de qualidade e segurança.
Nós intolerantes deveríamos exigir que as empresas sejam mais sérias em relação as informações dos rótulos e que as informações contidas neles sejam estampadas de forma mais visível e fácil de identificar.