Como é ser intolerante ao glúten
Se engana quem pensa que a intolerância ao glúten se resume a não comer pão, a vida de um celíaco ou intolerante ao glúten vai muito além disso. Vou explicar de forma simples como é ser intolerante ao glúten.
Quantas vezes você já foi em uma padaria e tomou um café com um salgado?
Coisa muito simples né! Porém um celíaco não pode ter esse prazer. Talvez você diga: ” ah, mais o celíaco pode ir na padaria tomar um café com um doce, ou escolher um pão de queijo que não tem glúten.
Surpreendente preciso te dizer que essa não é uma opção, pois existe uma coisa que para o celíaco ou intolerante ao glúten é o maior pesadelo, a contaminação cruzada, por causa dela nos celíacos e intolerantes ao glúten não podemos frequentar esse tipo de lugar.
Muitas pessoas pensam que a simples lavagem dos utensílios é suficiente para retirar todo o glúten da superfície, no entanto isso não é verdade. Se alguém comer uma torrada em um prato e esse prato mesmo lavado for usado por um celíaco para comer um doce, o glúten presente no prato pode contaminar o celíaco e trazer prejuízos a sua saúde.
Pode parecer um verdadeiro exagero, pensar que um prato mesmo limpo pode trazer contaminação, ainda mais que a quantidade seria extremamente pequena. Acontece que para o celíaco não importa a quantidade, um pão ou uma minúscula fração de migalha causará o mesmo dano.
Para nos celíacos as festinhas de aniversário, festas de casamento ou qualquer outro evento que envolva comida é um momento de muita tensão. Infelizmente nem todos tem informações sobre a doença celíaca ou a intolerância ao glúten e a contaminação direta ou indireta e acabam fazendo pouco caso da doença e dos cuidados da pessoa que verdadeiramente sofre com essa condição.
As pessoas ao redor na maioria das vezes acham que é frescura, que é modismo, porém todos os cuidados são extremamente necessários.
Todo celíaco ou intolerante ao glúten já ouviu as frases:
- Só um pedacinho não faz mal;
- Mas eu fiz com tanto amor, não vai fazer mal;
- Ah, isso é frescura!!!
- No meu tempo não tinha essas coisas, a gente comia o que tinha;
- Come e pensa que é outra coisa que você não passa mal;
- Isso é mania de rico;
- Vou comer aqui na sua frente, aposto que você vai ficar com vontade e parar de bobagem…
Essas são só algumas das frases que as pessoas usam e provavelmente se você não é celíaco nem intolerante ou sensível ao glúten e caiu aqui de paraquedas deve estar achando que tudo isso é mi mi mi, que é frescura, no entanto para um celíaco isso pode custar a vida.
A doença celíaca se não tratada adequadamente com a alimentação restrita de glúten pode trazer problemas muito sérios incluindo tumores no intestino e o desenvolvimento de outras doenças incluindo desenvolvimento e agravamento de doenças autoimunes .
A alimentação adequada e os cuidados com a contaminação cruzada são fundamentais para a saúde da pessoa celíaca.
Intolerante ao glúten no supermercado
Outra coisa que só intolerantes ao glúten e pessoas com algum outro tipo de intolerância alimentar entendem é a relação estreita com os rótulos. Se você não é intolerante provavelmente não dá muita importância aos rótulos, porém para o celíaco ou intolerante alimentar nenhum produto entra no carrinho de compras sem a devida inspeção do rótulo.
Muitas vezes essa informação vem em letras miúdas e temos que passar um tempo a mais procurando por ela, isso faz com que o tempo destinado as compras aumente. Desde a primeira lei nº 8.543 referente aos rótulos em referência ao glúten lá em 1992 essa informação está impressa nas embalagens, porém nem sempre é tão fácil achar. Muitas vezes ela está escondida em uma fenda da embalagem, nem sempre está junto aos outros ingredientes.
Você pode pensar que basta comprar os alimentos que estamos acostumados e que sabemos que é sem glúten e está tudo bem… Errado!!! Pode acontecer de um lote para o outro a empresa decidir usar o mesmo maquinário para processar alimentos com e sem glúten, então nesse caso evidentemente esse alimento não estaria mais seguro.
Um caso assim ocorreu com uma marca de margarina que para os intolerantes a lactose sempre foi a mais segura, até inesperadamente a referida empresa decidir compartilhar maquinário para a produção de outros tipos de margarina, levando a possível contaminação por leite do outro produto.
Mas o que mais irrita é quando achamos no rótulo do produto: Não contém glúten, pode conter trigo. Que raiva!!! estão querendo enganar a quem? Se pode conter trigo então contém glúten.
Se está escrito que pode conter glúten é porque compartilham maquinário e se compartilham maquinário obviamente que contém glúten obviamente tal informação além de incorreta é um artifício para enganar as pessoas.
Para pessoas com intolerância ao glúten ou qualquer outro tipo de intolerância alimentar todo cuidado é pouco e as vezes só o que falta é um pouco de empatia por parte das pessoas ao nosso redor.
Eu sou uma pessoa abençoada por ter uma família que se preocupa e cuida da minha alimentação junto comigo. Meu pai que mesmo não morando comigo sabe que amo o feijão dele, então ele cuida todos os ingredientes para que eu possa sempre comer com segurança. Tirando a comida dele eu não como a de mais ninguém.
Infelizmente nem todos os celíacos e intolerantes alimentares tem esse privilégio, talvez por falta de informação das pessoas ou por falta de empatia mesmo, grosseria, então se você conhece ou convive com um celíaco pratique empatia e tente se colocar no lugar dele, pois realmente não é fácil, no entanto com a ajuda dos nossos familiares e amigos tudo fica mais leve, e os celíacos sabem umas receitas maravilhosas sem glúten que aposto que os não celíacos vão amar.