Comendo fora com intolerância ao Glúten e a lactose
Se você tem alguma intolerância alimentar e precisa comer fora sabe bem do que estou falando. Você precisa contar com a boa vontade do garçom em responder todas suas perguntas. Você ainda precisa contar com a sinceridade do chef em dizer a verdade sobre o preparo dos alimentos, o que infelizmente muitas vezes não acontece.
Certa vez fui em uma confeitaria e pedi um doce, perguntei para a atendente se havia lactose no doce, ela meio que sem entender disse que não. Eu questionei se ela tinha certeza, então ela perguntou o que era lactose, respondi e ela então foi dentro da cozinha perguntar. Em seguida voltou e me garantiu que não tinha.
Horas após comer comecei a passar mal, como sabia que era a única coisa diferente que eu havia ingerido, muita indignada eu voltei lá. Perguntei novamente e falei que havia passado mal. Para minha surpresa a moça disse que não sabia, pois ninguém havia respondido ela, mas como achou que fosse só uma dieta que eu estava fazendo acabou dizendo que não tinha.
Nem preciso dizer que nunca mais pisei naquele lugar.
Tive outra experiência traumatizante em um restaurante, era aniversário de casamento e eu e meu marido fomos comer fora, ele sabe das limitações que tenho por causa da intolerância ao glúten e a lactose, então não economizou para me levar no melhor restaurante da cidade.
Antes ele tivesse ido em um prato feito, teria economizado uma grana.
Minha cidade é litorânea, então aqui temos muitos frutos do mar, pensei que escolhendo um peixe não correria nenhum risco. Que erro! Perguntei ao garçom se havia glúten ou lactose na preparação. Ele me garantiu que não, continuei perguntando: ” tem certeza? Nem no molho? ” ele me garantiu que não, sempre me olhando de cima abaixo com cara de poucos amigos.
Uns cinco minutos após começar a comer o meu estômago começou a inchar e senti pequenas fincadas. não demorou muito para meu estômago doer, chamamos o garçom que já venho a mesa contrariado, questionei a preparação e ele chamou o chef, para minha surpresa o chef foi ainda mais mal educado que o garçom. O Chef já chegou me perguntando qual era o meu problema e porque não tinha gostado do prato dele.
Como??? O que eu não gostei???
Talvez o fato de ter glúten no preparo e ter sido enganada sobre isso.
Ele disse que não tinha glúten no preparo, então perguntei para ele sobre a frigideira usada, se nela eles realmente não cozinhavam nada com glúten, foi então que ele disse que sim, eles cozinhavam outros alimentos com glúten na frigideira que foi frito meu peixe.
Se isso não fosse o suficiente ele ainda falou: ” Bobagem, a senhora acha que aqui nós não lavamos as panelas?”
Eu preferi não argumentar mais, ele perguntou se queria substituir o prato, como sabia que viria algo do mesmo nível eu preferi evitar o conflito e apenas acabei meu prato, já estava alí, já tinha sido exposta ao glúten, seria questão de horas para piorar e duraria pelo menos uns três dias, então só terminei o prato em consideração ao meu marido .
Confesso que ainda não tenho coragem de comer fora ( a menos que seja um lugar especifico para celíacos, ou restaurantes veganos que não tem chance de ter lactose nos preparos). Há muito tempo faço meus próprios preparos, até mesmo na casa de parentes, a maioria acha que é bobagem, que só um pedaço não vai fazer mal, e muitas vezes escondem os ingredientes para que eu coma sem saber (como se meu organismo não fosse me dizer depois).
Para minha segurança eu prefiro cozinhar em casa e levar minha marmita.
Se tem almoço de família eu já me responsabilizo de fazer comida e levar. Vai todo mundo comer comida sem glúten e sem lactose sim !!! Eles sabem que é sem glúten pois sabem que eu não comeria nada com glúten, mas sempre perguntam :
– Tem certeza que não tem glúten? Está tão gostoso e fofinho.
E desde quando comida sem glúten é ruim e dura? Aff!!!
Enfim… para comer fora sendo intolerante ao glúten ou a lactose você precisa encontrar um restaurante com bons profissionais, que se preocupem realmente com os clientes. Infelizmente isso pode ser uma aventura um tanto arriscada, pois você pode como eu se deparar com maus profissionais e passar por maus bocados.
Sugiro que antes de ir a um restaurante procure saber a opinião dos clientes na internet; se o garçom parecer não conhecer os pratos não se envergonhe e peça para falar com o chef; e se por acaso você suspeitar que não foram sinceros com você não se acanhe, vá embora e procure outro lugar.