Benefícios dos leites vegetais
Confira os benefícios dos leites vegetais para a saúde, não só de intolerantes a lactose mas também para qualquer pessoa que deseje ter uma vida mais saudável.
Os leites vegetais estão cada vez mais populares, seja porque as pessoas estão aderindo a um estilo de vida mais saudável ou pelo fato da maioria das pessoas não ter um organismo capaz de processar a lactose presente no leite ( e a maioria das pessoas nem sabe que não tem essa capacidade). Estudos mostram que 90% dos adultos em todo o mundo têm intolerância leve à lactose e obviamente
os leites vegetais são uma excelente opção para quem não quer ou não pode utilizar o leite de origem animal.
Excluir o leite animal da alimentação parece uma tarefa difícil mas quando você descobri os benefícios dos leites vegetais, com certeza vai aderir completamente a eles.
O que é leite vegetal?
Uma alternativa sem lactose ao leite de vaca, leite vegetal ou leite vegano geralmente feito com amêndoas, castanha de caju, aveia, arroz ou coco.
Cada leite vegetal tem suas propriedades diferentes, mas todos são benefícos para a saúde e o que é melhor não vão fazer mal aos intolerantes a lactose.
Uma dieta sem laticínios ajuda seu corpo e a saúde geral de várias maneiras, como:
Melhorar a digestão;
Prevenir a acne;
Promover a perda de peso;
Melhorar o metabolismo;
Melhora os níveis de energia;
Reduzir a inflamação do intestino que leva ao crescimento de bactérias intestinais nocivas ligadas a uma série de doenças e condições crônicas, incluindo a síndrome do intestino irritável.
Esses são os leites vegetais mais populares e todos os seu benefícios para a sua saúde.
- Leite de soja
Mais comumente usado como substituto do leite de vaca, estudos científicos confirmaram que o leite de soja tem o maior equilíbrio nutricional entre os laticínios vegetais. O estudo comparou o leite vegetal com opções semelhantes, assim como o leite de vaca. Além do valor nutricional o leite de soja é o mais parecido com o leite de vaca.
Feito de soja, este leite é extremamente adequado para pessoas com intolerância à lactose.
A receita de leite de soja você encontra aqui.
Benefícios
• Rico em proteínas – o leite de soja ajuda a promover uma dieta balanceada.
• As fontes de estrogênio e progesterona no leite de soja ajudam a equilibrar os níveis de hormônio nas mulheres durante a menopausa.
• Leite vegetal sem colesterol; É rico em gorduras monoinsaturadas e ácidos graxos poliinsaturados (gorduras boas) necessários para ajudar a reduzir o colesterol e promover a saúde do coração.
- Leite de amêndoa
A segunda escolha mais popular entre os leites veganos, o leite de amêndoa é feito embebendo as amêndoas em água, triturando-as e filtrando-as. Leite de amêndoa sem açúcar é baixo em calorias e pobre em carboidratos – adequado para uma dieta baixa em carboidratos.
Os pesquisadores sugerem que o leite de amêndoa é uma alternativa eficaz para crianças e adultos com intolerância à lactose. Comparado com o leite de arroz e o leite de soja, o leite de amêndoa é o tipo de leite que contém mais vitaminas e minerais, como cobre, zinco, ferro, magnésio, cálcio, potássio, etc.
A receita de leite de amêndoas você encontra aqui
Benefícios
• Contém altos níveis de ácidos graxos monoinsaturados, que podem ajudar na perda e controle de peso.
• Este leite vegetal é uma fonte natural de vitamina E antioxidante.
• Leite de amêndoa sem açúcar não aumenta o açúcar no sangue, por isso é muito benéfico para pessoas com diabetes.
- Leite de aveia
Além da doçura natural da aveia, o leite de aveia também é muito nutritivo e contém muita fibra solúvel. Rico em vitaminas e cálcio, esse leite também tem baixo teor de gordura saturada.
A fibra solúvel do leite de aveia também lhe dá uma textura bastante “macia” e, em comparação com outros leites vegetais, o leite de aveia tem o maior teor de calorias e carboidratos. Porém se você também tem intolerância ao glúten escolha uma aveia sem glúten para preparar seu leite vegetal.
Benefícios
• O leite de aveia é rico em beta-glucanos (fibra solúvel) que ajudam a reduzir o colesterol no sangue.
• Freqüentemente fortificado com cálcio e vitamina D, este leite vegetal de aveia promove a saúde óssea.
• A fibra solúvel do leite de aveia retarda a digestão e faz você se sentir saciado por mais tempo.
• Também ajuda a estabilizar o açúcar no sangue.
- Leite de coco
O leite de coco tem um sabor agradável e menos proteína do que o leite de amêndoa. Comparado a outros leites vegetais, o leite de coco contém uma pequena quantidade de gorduras saudáveis de cadeia média.
A receita de leite de coco você encontra aqui.
Benefícios
• Os triglicerídeos do leite de coco ajudam a aumentar a energia.
• Melhora o sistema imunológico.
• As gorduras de cadeia média podem ajudar a melhorar a saúde do coração, promovendo os níveis de colesterol HDL (bom) e reduzindo os níveis de lipoproteínas de baixa densidade (colesterol ruim) prejudiciais associadas às doenças cardíacas.
- Leite de arroz
Feito combinando parte do arroz com água, o leite de arroz é doce. Por ser feito de grãos, o leite de arroz é rico em carboidratos. O leite de arroz também é o menos alergênico em comparação com outros leites vegetais e tem os níveis mais altos de manganês e selênio de qualquer substituto do leite.
Benefícios
• Os antioxidantes presentes no leite de arroz ajudam a prevenir infecções e a estimular o sistema imunológico.
• O leite de arroz contém muito baixo teor de gordura, adequado para dietas de emagrecimento.
• Benefico para pessoas com doenças do colesterol.
• Como uma excelente fonte de vitaminas B, o leite de arroz pode ajudar a melhorar o metabolismo, a circulação e as funções nervosas.
Alguns outros leites vegetais populares são o leite de linhaça – uma das melhores fontes vegetais de ácidos graxos ômega-3; O leite de caju também é uma boa escolha para quem precisa monitorar calorias e carboidratos; e leite de amendoim – uma excelente fonte de ácidos ômega-6.
Embora o leite animal tenha seus próprios benefícios, pesquisadores e vários relatórios mostraram que o leite à base de plantas é cada vez mais benéfico para a saúde dos adultos.
Em comparação, o leite vegetal tem menos açúcar e calorias, não desencadeia a liberação do hormônio ICF-1 (associado ao crescimento de células cancerígenas e acne) e é fácil de digerir.
No entanto, os leites à base de plantas ainda têm algumas desvantagens, como são muito baixos em proteínas, cálcio e certas vitaminas e minerais, exigindo que as pessoas encontrem alternativas.
Em suma, as bebidas vegetais não são um substituto perfeito para o leite de vaca, mas não são tóxicas e são ligeiramente mais saudáveis. Para os adultos, o leite vegetal ainda é a melhor escolha.