Exames para diagnosticar intolerância a lactose
Exames para diagnosticar a intolerância a lactose
Os sintomas de intolerância a lactose são bem classicos e uma breve visita ao médico já é o suficiente para o profissional de saúde perceber a intolerância e dessa maneira pedir os exames para diagnosticar a intolerância a lactose.
Existem 4 tipos de exames capazes de identificar a intolerância a lactose:
- Teste de hidrogênio expirado;
- Biopsia intestinal;
- Teste genético;
- Teste de absorção da lactose.
No final desse artigo vamos esclarece o que é e como é feito cada um deles. Quanto antes você identificar esse problema, mais rápido poderá solucionar.
O que é intolerância a lactose
Intolerância à lactose é definida como a incapacidade do organismo de digerir a lactase ( açúcar do leite). Como resultado, o intolerante a lactose apresenta diarreia e inchaço depois de comer ou beber produtos lácteos. A condição, também conhecida como má absorção de açúcar no leite, geralmente é inofensiva, mas seus sintomas podem fazer com que as pessoas se sintam desconfortáveis.
Isso é causado por uma deficiência de lactase, uma enzima produzida no intestino delgado humano que leva à intolerância à lactose. Muitas pessoas têm baixos níveis de lactase, mas podem digerir produtos lácteos sem problemas. No entanto, se o paciente realmente não tolerar a lactose, a deficiência de lactase causará sintomas após a ingestão de laticínios.
Causas da intolerância à lactose
A intolerância à lactose ocorre quando o intestino delgado do paciente não produz enzimas suficientes (lactase) para digerir a lactose (o açúcar no leite).
Normalmente, a lactase transforma a lactose em dois açúcares simples, glicose e galactose, que são absorvidos na corrente sanguínea através da mucosa intestinal.
Se houver deficiência de lactase, a lactose presente nos alimentos se move para o cólon, em vez de ser metabolizada e absorvida. No cólon, as bactérias aqui interagem com a lactose não digerida, causando sinais e sintomas de intolerância à lactose.
Os sintomas de intolerância à lactose
Geralmente começam de 30 minutos a duas horas depois de comer ou beber um alimento que contenha lactose. Sinais e sintomas comuns incluem:
- Diarreia
- Náusea e às vezes vômito
- Cólicas abdominais
- Inchaço
- gases
- dores de cabeça
- refluxo gástrico
Fatores que influenciam na intolerãncia a lactose
Fatores que podem tornar você mais suscetível à intolerância à lactose incluem:
- Os mais velhos. A intolerância à lactose geralmente aparece na idade adulta e é incomum em bebês e crianças pequenas
- Parto prematuro. A intolerância à lactose em bebês nascidos prematuramente pode resultar em uma diminuição dos níveis da enzima lactase, porque o intestino delgado não desenvolve células produtoras de lactase até os últimos 3 meses.
- Doença do intestino delgado. Problemas no intestino delgado que podem causar intolerância à lactose incluem distúrbios bacterianos, doença celíaca e doença de Crohn, lesões e cirurgias.
- Alguns tratamentos contra o câncer. Se o paciente recebeu radioterapia no abdômen ou apresenta complicações intestinais causadas pela quimioterapia, existe o risco de intolerância à lactose.
Exames para diagnosticar a intolerância a lactose
Atualmente existem 4 exames para diagnosticar a intolerância a lactose como já citado anteriormente. São eles:
- Teste de hidrogênio expirado;
Consiste em um teste respiratório do hidrogênio expirado, ele utiliza a medida do hidrogênio na respiração para diagnosticar várias condições que originam sintomas gastrointestinais, entre eles a intolerância a lactose. Esse exame pode determinar também intolerância a frutose e carboidratos.
Preparo para o exame:
Jejum de 12 horas, a pessoa que vai fazer o exame não pode ter usado antibioticos nas 4 semanas que antecedem o exame, também não fazer uso de qualquer laxante 1 semana antes do teste, é necessario uma dieta especifica um dia antes do exame.
Esse exame pode durar até 4 horas.
Como é feito o exame: No início do teste assopra vagarosamente num aparelho portátil, O aparelho então vai medir a concentração inicial (basal) de hidrogênio.
Depois o paciente ingere uma solução com o açúcar que pretende ser testado (nesse caso a lactose).
As medições posteriores são feitas, a cada 15, ou 30 minutos, para lguns tipos de açúcar pode ter um intevalo de 4 horas.
- Biopsia intestinal;
Esse exame é o menos usado para diagnosticar a intolerância a lactose, uma vez que é o mais invasivo. Nele coleta se um fragmento da mucosa intestinal afim de identificar presença ou ausência de celúlas que determinam que o individuo possui intolerância a lactose.
- Teste genético para intolerñcia a lactose;
No teste genetico não ha necessidade de jejum, uma amostra de sangue pode ser coletada ou é colhida uma maostra atravez do esfregaço da mucosa oral, sem qualquer efeito colateral.
Nesse exame é analisado o gene MCM6, que é o responsável pela regulação da produção de lactase, que nada mais é que a enzima que faz a digestão da lactose.
O melhor desse exame é que não precisa ingerir lactose para realisar o teste.
- Teste de absorção da lactose.
Outro exame para diagnosticar intolerância a lactose é o teste de absorção de lactose. Nesse exame o paciente ingere uma solução contendo lactose, e então é medida a glicemia basal após jejum de pelo menos 8 horas e glicemia 30, 60 e 120 minutos após a administração, por via oral da solução de lactose.
Existe ainda um outro exame para diagnosticar a intolerância a lactose, é mais usado para bebês e crianças, por ser o menos invasivo de todos os testes. O exame de fezes mede a acidez nas fezes e assim é capaz de identificar a intolerância a lactose.