10 sinais que você tem problemas no intestino
Você conhece bem seu corpo, sabe quais são os10 sinais de que você tem problemas no intestino?
Seu intestino interage com quase todas as células do seu corpo, influenciando tudo, desde a digestão até o cérebro e o sistema imunológico. Quando seu intestino está saudável, o resto do seu corpo vibra alegremente. Quando você tem um intestino doentio, isso pode causar uma série de problemas. Então como identificar problemas no intestino?
Embora os sintomas digestivos, como gases, inchaço, constipação e diarreia sejam alguns dos sinais mais aparentes de um intestino doentio, também existem alguns sinais menos óbvios. Baixa concentração, fadiga e problemas de pele também podem apontar para problemas intestinais.
10 sinais de que você tem problemas no intestino
Seu intestino é o lar de trilhões de bactérias, juntamente com leveduras e vírus que vivem entre elas. Coletivamente, esses microrganismos são chamados de microbioma intestinal.
Embora o microbioma de todos compartilhe algumas características semelhantes, também existem grandes diferenças que variam de individuo para individuo.
Quando as bactérias, leveduras e vírus que vivem no seu intestino estão em equilíbrio, o resto do seu corpo também está em harmonia. No entanto, quando as coisas dão errado, e as bactérias ruins conseguem dominar as boas, isso pode levar a um intestino prejudicial (também chamado de disbiose intestinal), que afeta negativamente o resto do corpo. Aqui estão alguns dos sinais a serem procurados:
1. Gáses e inchaço
O gás é produzido como parte normal do processo de digestão e fermentação no intestino, no entanto, algumas cepas de bactérias intestinais produzem naturalmente mais gás do que outras. Se você tiver mais dessas cepas “ruins” que produzem super gases, isso pode levar à fermentação excessiva, aprisionando gás no intestino e criando inchaço. O que acarreta mais problemas para seu intestino.
2. Diarréia
As fezes ocasionais afetam a todos em algum momento, mas a diarréia crônica ou aguda pode ser um sinal de crescimento bacteriano ou infecção por Clostridioides difficile , um tipo de bactéria que vive no intestino em pequenos números, mas pode criar problemas quando se multiplica.
A diarréia também pode piorar a saúde intestinal, expulsando as boas bactérias do intestino, contribuindo para ainda mais disbiose intestinal.
3. Constipação
Embora os pesquisadores não tenham sido capazes de identificar uma única causa subjacente da constipação, uma revisão científica aponta que a constipação funcional e a síndrome do intestino irritável com constipação estão ligadas ao desequilíbrio intestinal .
Pessoas que sofrem de constipação geralmente apresentam níveis mais baixos de certos tipos de bactérias, incluindo Bifidobacteria , em suas amostras de fezes.
4. Transtornos do humor
Seu microbioma desempenha um papel vital na sua saúde mental e na maneira como você reage ao estresse. Embora os mecanismos exatos não sejam totalmente claros, há evidências de que certos hormônios produzidos no intestino coletivamente chamados de peptídeos intestinais controlam a sinalização entre o intestino e o cérebro (e vice-versa). Se esse equilíbrio hormonal for diminuído, pode contribuir para a ansiedade e outros transtornos do humor.
5. Má concentração
Seu intestino produz neurotransmissores que estão diretamente conectados ao humor, pensamentos e outras habilidades cognitivas, como concentração. Pesquisas mostram que a disbiose intestinal pode afetar negativamente o aprendizado e a memória e contribuir para reações inflamatórias no cérebro .
6. Inflamação da pele e acne
Os produtos tópicos para cuidados com a pele são frequentemente recomendados para eczema, psoríase, acne e outros problemas inflamatórios da pele, mas em muitos casos, um intestino não saudável é o culpado. Seu intestino está em comunicação direta com sua pele através do que é chamado de eixo intestino-pele.
Ela desempenha um papel na homeostase da pele e nas respostas inflamatórias que mantêm a pele limpa e saudável. Sua pele também possui um microbioma próprio e as bactérias em seu intestino influenciam diretamente o equilíbrio de bactérias em sua pele. Um desequilíbrio no intestino pode causar um desequilíbrio na pele que resulta em coisas como acne, dermatite atópica e psoríase.
7. Desejos por açúcar
Os micróbios no seu intestino são realmente bons em tentar manipulá-lo para comer os tipos de alimentos que os alimentam e os ajudam a crescer. Mas diferentes tipos de micróbios gostam de alimentos diferentes.
Por exemplo, o fermento prospera com açúcar , as Bifidobactérias adoram fibras alimentares e os Bacteroidetes preferem gorduras. Se o seu intestino contém muito fermento, pode levar a intensos desejos de açúcar que, em última análise, perpetuam o ciclo prejudicial do intestino.
8. Fadiga crônica
Pesquisas mostram que pessoas com síndrome de fadiga crônica apresentam níveis anormais de certos tipos de bactérias intestinais.Pode ser sinal de problemas no intestino. De fato, a conexão entre um intestino não saudável e a fadiga crônica é tão forte que um estudo estima que 80% das pessoas com fadiga crônica poderiam ser diagnosticadas apenas observando suas bactérias intestinais.
Um intestino com problemas também pode afetar negativamente o ritmo circadiano, o que pode atrapalhar o sono e fazer com que você se sinta cansado demais durante o dia.
9. Ganho de peso e obesidade
Existem vários fatores que contribuem para o ganho de peso, mas as bactérias no seu intestino costumam ser negligenciadas. Um estudo analisou o micro bioma intestinal em gêmeos magros e com sobrepeso e descobriu que os gêmeos com excesso de peso tinham reduzido a diversidade bacteriana – ou menos tipos de bactérias no intestino.
Certos tipos de bactérias também podem influenciar o ganho de peso, pois as bactérias ajudam a quebrar os alimentos e a maneira como o corpo absorve os nutrientes.
10. Doenças autoimunes
Seu microbioma intestinal influencia diretamente seu sistema imunológico . Quando seu intestino é saudável, seu sistema imunológico é saudável. Mas quando as coisas se desequilibram, podem levar a anormalidades imunológicas, como doenças autoimunes.
Uma pesquisa conectou a ocorrência um intestino não saudável a várias doenças auto-imunes, incluindo artrite reumatoide, diabetes tipo 1, esclerose múltipla e doença hepática auto-imune.
Outro estudo descobriu que quando uma certa bactéria, chamada Enterococcus gallinarum, se multiplica demais, ela pode viajar para fora do intestino e chegar ao fígado e outros tecidos, onde contribui para o desenvolvimento de desordens autoimunes .
O que causa problemas intestinais?
Má alimentação é uma das maiores causas de problemas intestinais. Enquanto boas bactérias prosperam em alimentos como fibras e vegetais, bactérias ruins e leveduras adoram alimentos processados e açúcar. E quando sua dieta está cheia de alimentos processados e açúcar, como muitas dietas ocidentais, as bactérias ruins e bem alimentadas começam a superar as boas. Sua dieta é tão importante que pode causar alterações indesejáveis na saúde intestinal, mesmo em um curto período de tempo.
No entanto, embora a dieta seja certamente importante, não é a única coisa que importa. Outros fatores que podem contribuir para problemas intestinais incluem:
- Estresse crônico
- Uso frequente de antibióticos
- Medicamentos
- Viagem
- Intolerâncias alimentares
- Dormir mal
- Álcool
Como curar seu intestino
Felizmente, assim como existem muitas coisas que podem contribuir para um intestino doentio, há muitas coisas que você pode fazer para melhorar sua saúde intestinal e trazer seu corpo de volta ao equilíbrio.
Limpe sua dieta
Uma das primeiras linhas de defesa contra um intestino prejudicial é a dieta. A comida que você come tem um efeito direto no equilíbrio de bactérias no seu intestino. Fibras e carboidratos complexos alimentam as boas bactérias, enquanto açúcar e alimentos processados alimentam leveduras e permitem o crescimento de bactérias patogênicas.
Para manter seu intestino saudável, evite açúcar e alimentos processados e inclua muitos vegetais ricos em fibras, gorduras saudáveis e proteínas magras em sua dieta. Concentre-se em obter muitos alimentos pré-bióticos , como aspargos, linhaça, alcachofra. Os prebióticos ajudam a alimentar as bactérias boas no intestino, para que possam se multiplicar e expulsar as ruins.
Um estudo aponta que a eliminação do glúten pode ajudar, especialmente se a terapia alimentar for combinada com probióticos.
Incluir suplementos probióticos e alimentos fermentados
Suplementos probióticos e alimentos fermentados podem ajudar a recuperar o micro bioma, introduzindo diretamente boas bactérias em seu intestino.
Um estudo mostrou que o uso de um suplemento probiótico por apenas duas semanas apoiava a saúde digestiva sem efeitos adversos. Os probióticos também podem fornecer suporte nutricional para distúrbios gastrointestinais crônicos e agudos, como problemas intestinais irritáveis. *
Além dos suplementos, você também pode incluir alimentos fermentados, como kefir, kimchi, iogurte e kombucha em sua dieta. Alimentos fermentados também contêm bactérias benéficas.
Identifique e elimine seus gatilhos específicos
Embora existam alguns alimentos, como açúcar refinado, que contribuem para a saúde precária do intestino em geral, é possível que você tenha intolerâncias alimentares específicas como intolerância a lactose ou intolerância ao glúten que estão causando um problema.
Se você continuar comendo o alimento ofensivo, poderá levar a inflamações que contribuem para a saúde intestinal precária . A chave para uma boa saúde intestinal é identificar e eliminar os gatilhos alimentares para permitir que seu intestino se cure.
Como identificar intolerância alimentar
A maneira mais simples de identificar intolerâncias alimentares é uma dieta de eliminação , na qual você elimina gatilhos comuns de alimentos por 30 dias e depois os reintroduzem lentamente, observando surtos de sintomas.
Tanto para intolerância a lactose quanto para intolerância ao glúten,exames de sangue são capazes de identificar.
Mova seu corpo regularmente
Fazer exercícios regularmente também é um passo importante para recuperar o equilíbrio . De acordo com uma revisão sobre os efeitos do exercício no micro bioma, o exercício aeróbico pode aumentar a quantidade de bactérias no intestino e contribuir para a diversidade bacteriana geral.
Embora qualquer movimento possa ajudar, parece que quanto mais fisicamente apto você estiver, mais diverso será o seu microbioma . Se você é sedentário, comece exercitando-se alguns dias por semana e, em seguida, inclua o exercício como parte de sua rotina diária.
Gerenciar níveis de estresse
O estresse causa estragos em todo o sistema e seu intestino é especialmente suscetível. O estresse crônico causa uma resposta inflamatória que contribui para a disbiose intestinal e a permeabilidade intestinal, uma condição mais conhecida como “intestino permeável”.
E esse efeito é observado em qualquer tipo de estresse físico, emocional e ambiental. Embora seja impossível se livrar completamente do estresse, é importante controlar todos os tipos de níveis de estresse. Você precisa encontrar o que funciona melhor para você, mas algumas técnicas comuns de redução de estresse incluem:
- Reduzindo sua carga de trabalho
- Arranjando tempo para se divertir
- Ioga
- Meditação
- Diário
- Exercício
- Dormir bem o suficiente
- Suplementos e ervas
- Limpando seu ambiente usando produtos de limpeza
- Afastar se de pessoas toxicas
- Respiração
Considere outros suplementos
Os probióticos são provavelmente o complemento mais conhecido quando se trata de saúde intestinal, mas há outras coisas que também podem ajudar. Para equilibrar o intestino, considere suplementos digestivos como:
- Colágeno
- L-glutamina
- Zinco
Obviamente, é sempre uma boa ideia conversar com seu médico antes de tomar novos suplementos, principalmente se você estiver lidando com problemas de saúde em andamento e tomando outros medicamentos e suplementos.